Safra 2013/2014

Plantio das culturas de verão se encaminha para final, beneficiado pelo clima

O plantio das principais culturas de verão no Rio Grande do Sul se aproxima do fim, de acordo com o informativo da Emater/Ascar. O arroz já foi todo semeado na região centro-sul do Estado. Já a soja já passa dos 80% de lavouras plantadas. O milho também se desenvolve dentro da normalidade e sem o registro de pragas.

Com o tempo seco no Centro-Sul do Rio Grande do Sul, os produtores de arroz puderam finalizar o plantio da safra 2014 nos últimos dias. De maneira geral, o desenvolvimento do arroz é considerado dentro da normalidade, com bom padrão, com 3% das lavouras na fase de reprodução. A irrigação do arroz, que se intensifica, ocorre sem transtornos pela boa quantidade de água armazenada e o nível normal de rios e arroios.

De acordo com o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/Ascar, o clima também favorece o bom desenvolvimento do milho. Calor, luminosidade e umidade no solo dão condições para uma boa produtividade nesta safra. O milho encontra-se com 87% de sua área já semeada no RS, com 36% em desenvolvimento vegetativo, 39% em floração e 22% em formação de grão. Não são constatadas presença de pragas e doenças que possam comprometer a produtividade do milho nesta safra.

O plantio da soja atinge nesta semana 82% da área prevista para este ano. Esse percentual seria maior não fosse o excesso de umidade no solo em algumas áreas do Norte e Nordeste do Estado, onde a soja evolui de forma satisfatória e se mantém na média dos últimos anos. O desenvolvimento inicial da soja é considerado como muito bom, com pouca incidência de pragas e doenças, sem necessidade de maior controle.

A preocupação dos agricultores no momento é com a possibilidade de ataque da lagarta Helicoverpa armígera e seus possíveis danos à produção. Nesse sentido, técnicos Emater/RS-Ascar monitoram as armadilhas já instaladas e coletam lagartas, enviando para análise em laboratórios.

As condições meteorológicas favoráveis no período estão possibilitando o bom desenvolvimento da cultura do feijão 1ª safra. As primeiras áreas semeadas com feijão nas regiões Noroeste e Colonial iniciam a colheita, com bom rendimento e tendência de ótima produtividade. No Rio Grande do Sul, 21% das lavouras de feijão estão em desenvolvimento vegetativo, 22% em floração, 35% em enchimento de grãos, 14% maduros e 4% colhidos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Empresas pedem aumento da passagem de ônibus dos distritos de Santa Maria

Próximo

Novo BIG abrirá na próxima terça-feira em Santa Maria

Economia